Cupcakes – A Saga!

Para começar, o que é cupcake?

Cup é xícara em inglês e cake é bolo, lá nos primórdios era, literalmente, um bolo na xícara.

Cupcake, nada mais é um mini bolo, mas para ser cupcake tem que ser confeitado, senão é um muffin!

Mas isso tudo é invenção de americano, então se quiser chamar muffin de bolinho e cupcake de bolinho confeitado, não está errado não!

E desde que eu comecei a ver os cupcakes tomando conta do mundo, fiquei com muita vontade de fazer. Ai lembrei que tinha uma forma de mini bolos, na qual vivia fazendo petit gateau! E eis que veio a primeira tentativa de fazer cupcakes.

Peguei um pacote de massa para bolo, isso mesmo, não peguei receita nenhuma, bolo de caixinha mesmo, e mandei brasa!

Como cobertura, fiz brigadeiro e cozinhei uma lata de leite condensado! Mas a pessoa aqui não tem, ainda, muita habilidade com o saco de confeiteiro e sem saber o ponto certo da cobertura para ele funcionar direito, saiu isso aí:

Depois utilizei a mesma massa pronta, mas com cobertura diferente para o LuluzinhaCampBa, em novembro do ano passado! Fiz um brigadeiro e misturei com creme de leite, também não dava ponto para o saco de confeiteiro e o resultado foi esse:

2ª tentativa de fazer um Cupcake

Finalmente resolvi seguir uma receita, mas olha, gostei não, a receita não levava manteiga/margarina e sim óleo, e além disso, eu usei um chocolate em pó de uma marca, aparentemente boa, mas olha, ruim demais o chocolate!  Foi um desastre de sabor!

3ª e pior tentativa de fazer um Cupcake

Então fico devendo uma boa receita de cupcakes, mas fica a dica, o bolo de caixinha salva o evento!

E o mais importante, coloque a massa na forma só até um pouco mais da metade (2/3), senão o bolinho irá crescer e sair da forma, e a idéia não é essa!

Cupcake na forma!
Antes de ir ao forno!

Cupcake assado e sem cobertura
Depois de assado!

7 Comentários

  • Hahahahah Eu fiz assim também!! Com massa de bolo. Mas a cobertura eu misturei margarina, nutella, doce de leite e açúcar! Ficou bom!

  • Estou nessa febre também… e hpje é aniversario do meu pai 88 anos; Vou fazer muitos cupcakes rsrsrsr… mas com bolo de caixinha

  • como que eu recheio esses bolinhos maravilhosos ?

  • helena, você com uma faca retira um pouco do meio do cupcake e depois recheia e tampa novamente depois é só colocar a cobertura e os confeitos.

  • Então, dá fazer só na forminha de papel e levar ao forno ou tem que ter uma forma como a que vc mostrou ?? Vou fazer hoje mas sem a forma…tomara que de certo !!!

    • Que dá, dá, mas não fica perfeitinho, os bolinhos ficam meio tronchos! Mas dá! 🙂

  • sempre que meus cup cakes asso em forminhas de empadas da certinho, e na cobertura sempre coloco emulsificante,açúcar,creme de leite e essencia de baunilha.Além de render bastante fica durinha a cobertura.experimentem!

Deixe um comentário