Bolo Salgado ou Empanada (Soteropolitana)

Eu cresci comendo essa receita, e lá para as bandas de Ilhéus-BA, eu conhecia como Bolo Salgado.

Vim morar em Salvador, e aqui algumas comidas tem nomes diferentes do que eu estava acostumada. Por exemplo, puba é carimã, o que a gente chamava de pão de queijo, não o mineiro, o mineiro lá em Ilhéus é pão de queijo mineiro ou pão de minas, uai! Então, o pão de queijo “de Ilhéus” em Salvador é pão delícia.

E o meu bolo salgado, adivinhem? Chamam de empanada. Mas não parece nada, pelo menos visualmente, com a empanada argentina, mas até que parece um pouco com a empanada espanhola.

Só sei que tem 5 anos que moro em Salvador e ainda não me acostumei de chamarem o meu bolo salgado, recheado de sardinha, de empanada (soteropolitana).

Segue então a receita deste ótimo tira-gosto!

BOLO SALGADO

INGREDIENTES

  • 4 ovos
  • 1 e 1/2 xícara de óleo
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 xícaras de leite
  • 100g de queijo ralado
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 colher de chá de sal

COMO FAZER

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador, começando com líquidos;
  • Bata até formar uma massa líquida homogênea;
  • Coloque metade da massa numa assadeira untada;
  • Coloque o recheio a gosto, nesta da foto tem: sardinha, milho, azeitona,ervilha. Mas pode ser o que você quiser, camarão, carne moída, galinha desfiada… Fica a vontade, tá?
  • Coloque a outra metade da massa e põe para assar em forno quente;
  • Quando está pronto? Faz o teste com palito de dente ou com uma faca, enfie no bolo, se sair limpo, está pronto!

24 Comentários

  • Lá na minha terra chamamos isso de torta salgada. Eu adoro torta salgada!!! Uma vez tentei fazer e consegui! Foi um dia bem feliz…rs

    Beijos!

  • Menina,

    eu tava morrendo querendo saber o nome disse pq sempre amei!!

    Eu queria fazer de ATUM, mas não sei fazer recheio. rs
    me diz como faço o recheio? ç.ç

    • Ricardo, fazer o recheio é super simples! Vai misturando tudo e pronto! hihihi
      Olha, esse de sardinha eu coloquei: a sardinha, milho, ervilha, azeitona, você pode acrescentar tomate,cebola, um pouco de cheiro verde, ai vai do seu gosto! Depois tempera com um pouco de sal e azeite de oliva. Pode acrescentar um pouquinho de molho de tomate ou ketchup!
      Eu nunca fiz com atum, mas o processo é o mesmo, só tem que tomar cuidado para não ficar sem sal, uma vez que a sardinha em conversa já tem um pouco de sal.

      • Oi!
        (achei esse site agora e estou dando uma olhadinha, várias receitas de dar água na boca! :DDDD)
        Quantas latas de sardinha que você coloca?

        Beijos!

        • Oi Michele, obrigada! Quanto a quantidade de sardinhas, depende do seu gosto, mas normalmente uso duas latinhas!

  • Oi Tâmara fiz essa receita domingo, pense na gostosura que ficou, foi de lamber os beiçoss rsrsrsrs todo mundo elogiou…Brigadão heinnn.

  • Hum… Você me deu ótimas idéias pra recheio. As proximas vezes irei fazer com essa de sardinha. E já sei até fazer de cabeça! *–*

  • Oi! Se eu não colocar o queijo a receita não dá certo?

    • Dá certo, só não fica o mesmo sabor, porque o queijo dá um realce!

  • Estou adorando seu blog. Vou colocar seu link no meu, viu?
    Ah, sou de Jequié-BA!

  • HUm tbm ador, e em itabuna tambem é conhecido por bolo salgado.Ah coinscidência a minha sogra também arrasa o dela é o melhor que já comi, o meu as vezes a massa fica pesada . sera porque???

    • Dene, esse meu a massa é pesada e é essa a ideia! Não sei como é a receita que usa sogra usa!

  • Oiee..eu faço esta massa aqui em Alagoinhas-ba e chamamos de pizza de liquidificador..queria parabeniza-la pelas receitas,sou casada a pouco tempo e queria saber como deixar a parte de cima igual a sua ai da foto,ela fica crocante..tem algum segredinho,pq uso a massa e no meu forno nao sai igual a parte de cima.

  • e kd o recheio dessa receita?

  • Vai uma dica: bata com a massa uma cebola grande. Fica uma delícia!!!!

  • gostaria de saber se eu botar ela numa forma de buraco se fica boa?

    • Helo,
      Creio que na forma redonda, demore mais de assar, mas deve dar certo! 🙂

  • Eu acabei de olhar a receita , estou gestante .. tou com uma vontade de comer empada . Sabia fazer mais acabei esqueçendo . Acabei parando aquii e vou fazer . HUm tá com uma carinha boa dá até vontade de comer o pc … rsrsrs . Muito bom !

  • Estava procurando uma receita de empanada com recheio de sardinha…quando vi esta foto, fiquei com água na boca, está nop forno assando, ainda coloquei um ´pouco de requeijão cremoso no recheio, daqui a pouco digo como ficou o sabar.

  • adorei a receita no lugar do fermento normal posso colocar o de pão? irei fazer agora pra comer com o maridão!

    • Acho que não fica a mesma coisa com fermento de pão, não!

  • Eu sempre coloco molho junto com a sardinha, tipo pizza, com tomate, cebola, cebolinha e coentro, azeite de oliva (aqui em Salvador se chama azeite doce…) além de milho e azeitona!

Deixe um comentário