Fígado – Parte 1: Comprar e temperar…

Sei que muita gente não suporta fígado de boi, só de ouvir falar já torce o rosto, mas eu adoro! De tudo que tive que comer quando era pequena por causa da anemia somente o suco de genipapo e o fígado sobraram!

Não vou dizer que eu como qualquer fígado por ai, eu tenho que saber quem fez  para decidir se vou comer ou não, sim, eu sou nojenta!

E minha mãe(figurinha sempre presente por aqui) faz um fígado que vou te dizer, é muito bom! Nunca quis arriscar muito por este departamento, porque minha mãe sempre falou que “não é todo mundo que sabe comprar, que sabe  temperar, que saber cozinhar“, então deixa quieto, né?

Mas agora, como inventei de cozinhar, vamos fazer as coisas que gosto, né?

Conversando com amigos sobre a péssima qualidade das carnes de supermercados em Salvador, resolvemos visitar um açougue de verdade, de confiança e o melhor, bemmm mais barato que no supermercado. Chegamos no açougue e bati logo o olho no fígado, bonito que só! Pedi 1kg, o cara me perguntou se era inteiro ou em bife, pensei  “oxe, eu sou retada, vou levar inteiro” e trouxe pra casa!

Cheguei em casa, e  negócio estava tão fresco que o sangue escorria no saco, eca! Não tirei foto e vocês foram poupados de ver aquilo!

Liguei para minha mãe para ela me ensinar o tempero e ela não estava em casa, nem atendia o celular! Então coloquei o fígado numa vasilha e geladeira!

Hoje consegui falar com minha veia e ela me passou os tramites do tempero.

Minha mãe ensinando a cozinhar é complicadíssimo, quando eu falar sobre o feijão vocês vão entender melhor. Mas ela disse que o tempero do fígado era “os temperos todos”*, um pouco de extrato de tomate, molho inglês e NADA DE VINAGRE, mais ou menos gritando assim!

*todos os temperos, na língua de minha mãe quer dizer tomate, cebola, pimentão e cheiro verde. Claro que tive que perguntar se era isso mesmo!

E lá fui eu encarar o fígado, gente, vou te dizer, fígado cru é complicado, tem um cheiro desagradável, não, não estava podre, era o cheiro do sangue, sabe? Vou poupar vocês dessa descrição! Cortar em bifes foi até fácil, mas com aquele cheiro eu tive ânsia de vômito algumas vezes! E entendi porque o moço do açougue perguntou se eu já queria cortado em bifes! Aprendi, né?!

Enfim consegui terminar e colocar no tempero, que esse sim estava muito parecido com o cheiro do tempero de minha mãe.

Mas gente, eu fiquei meio enjoada e não tive coragem de fazer o fígado para o almoço, foi pro frezer, qualquer dia desses termino a comida e o post continua outro dia…

13 Comentários

  • Oxe, esse fígado aí na foto de cima, com sangue e tudo, tá bonito que tá retado! :P

  • Hahahahaha
    Você é ótima!!! Fez e não conseguiu comer… tem que esquecer o cheiro, pra depois encarar, tá certíssima!!!

    Minhas experiências com fígado (comer, é claro) são péssimas! Não como, não como, não como, seja lá quem tiver feito. Passo mal, enguio, e se insistir, vomito. Então… me inclua fora dessa!!!

    Bjoooo

  • Minha mãe faz um bife de fígado amilanesa que é maravilhosooooo!!!!! Ela tempera com sal e pimenta do reino moidos na hora, passa na farinha de mandioca e frita. Nossa, minha boca fica cheia d’água só de lembrar, fica super crocante.

  • Vcs precisam experimentarem um figado assado no forno ( tira apenas a pele, não precisa fatiar; temperado apenas com: sal, pimeta-do-reino,alho e cebola) acompanhado com um purê de abobora. É otimo!!

  • ola! o fígado que preparo é diferente.Depois de lavar e retirar a pele ,deixo de molho no limao para tirar um pouquinho do cheiro,escorrer e temperar como se fosse os bifes do dia a dia,com alho,sal,limao e pimenta do reino do seu gosto.Deixe uns minutos e depois passe por farinha de trigo,frite em oleo não muito quente.escorra em papel absorvente e bom apetite!!!!!

  • ADORO FÍGADO DE QUALQUER JEITO
    EU TEMPERO COM SAL,O COMDIMENTO QUE TIVAR E UMA PORÇÃO BEM GENEROSA DE AZEITE ,FICA UMA DELICIA,MAIS ACHEI MAXÍMO O QUE FEZ,
    QUANDO ESTAVA APREDENDO A FAZER COMIDA TAMBEM FIZ ALGUMAS COISAS QUE NEM EU COMIA.

  • figado e tudo de bom. eu uso essa receita,primeiro corto ele em cubos tempero com tepeiro baiano alho e sal. o coloco em uma caçarola com oleo pode ser frio deixo fritar nao muito pra nao ficar miuto seco.segundo ponho uma cebola media picada um pimentao verde picado um tomate picado tipo vinagrete mais sem o vinagre ta! depois junto todos os ingrediente no figado deixo mais alguns minutos no fogo.por ultimo coloque um pouco de cheiro verde picado. pronto e so sevir com feijao e arroz branco.e uma delicia experimente vc vai gostar.

  • Preciso saber qual é esse açougue, não conheço açougue serio aqui em salvador….

    • Eu ia bastante no Kero Karne. Ia na loja de Itapuã, mas fechou, agora não sei se as outras filiais ainda funcionam.

  • Olá, parabéns. Quanto ao fígado, você perdeu o melhor que é o figado fresquinho, este é mais saboroso e macio. Congelado não fica a mesma coisa. Obrigada

  • se sentir o cheiro nao da pracomer,mas figado de boi e tudo de bom

  • o cheiro e horivel mais o gostinho não da para evitar e delicioso eu adoro eu me amaro

Deixe um comentário