Pudim de Leite Condensado

Vou começar o projeto com pudim de leite condensado. Uma sobremesa simples, deliciosa, barata e fácil de fazer, talvez tenha sido uma das primeiras receitas que aprendi.

Acho que minha paixão por doces se dá ao fato de minha mãe, que ela não leia isso, não é muito boa cozinheira na categoria doces, bolos e sobremesas, mas gostaria de deixar registrado que na categoria comida de todo dia ou comida de mãe não tem pra ninguém, minha Veinha faz um feijão divino, um fígado suculento, uma carne de panela de lamber os beiços, uma moqueca de peixe que o cheiro chega na esquina, todo mundo gosta de ir lá em casa para filar a bóia de Meire Frans! Na verdade, verdadeira, minha mãe não sabia cozinhar quando casou com meu pai, e aprendeu a fazer apenas as coisas que ele gostava de comer, seu repertório é pequeno, mas de ótima qualidade.

Agora me diga, para que eu ia querer aprender a fazer feijão se minha mãe faz o melhor feijão do mundo? Eu mesmo não, então fui ensaiando as receitas que estavam no seu caderninho com capa de morangos que tenho até hoje. E foi de lá que tirei a minha primeira receita do pudim. É praticamente a mesma receita do site da Nestlé(não é post pago), uma vez que antigamente leite condensando era conhecido como Leite Moça, amido de milho era Maizena e por ai vai… Não sei porque na receita do caderninho o tempo de cozimento está errado por mais de 1h !!

Olha o caderninho e a receita(clica que aumenta):


Então vamos ao que interessa:

PUDIM DE LEITE CONDENSADO

INGREDIENTES:

  • 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 medidas (da lata de leite condensado) de leite
  • 3 ovos

COMO FAZER:

CALDA:

  • Derreta o açúcar em uma panela, em fogo baixo mexendo sempre até ficar dourado, como caramelo. Na receita original, é acrescido 1/2 xícara de água quente, mas eu não coloco, pois acho que fica muito aguada.
  • Forre com a calda uma forma pequena com furo central (19cm de diâmetro) e reserve.

PUDIM:

  • Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador e despeje na forma caramelizada.
  • Asse em banho-maria*, em forno médio (180ºC), por mais ou menos 1 hora e 30 minutos. (Eu já fiz sem colocar no banho-maria e deu certo também!)
  • Para saber se o pudim já está pronto, enfie uma faca, se sair limpa, está pronto!
  • Deixe esfriar e coloque na geladeira por cerca de 6 horas,.antes de desenformar**, de preferência faça de noite, para comer na sobremesa do dia seguinte.

DICAS:

*Banho-Maria: Coloque a forma do pudim dentro de outro recipiente com água para ir ao forno.(Nem expliquei direito, né? Então vamos na Wikipédia, ela explica direitinho! Clique aqui!)

** Se desenformar quente ele vai quebrar, experiência própria!

7 Comentários

  • Ah, pudim é com a MINHA mamys! Tooodo fds tinha, quando ela morava em Olivença, e antes de ficar “velhinha”.

    Morro de saudade…

  • Ola tudo bem adorei ver suas receita ,mais quanto pudim não necessidade de colocar açucar só leite condensado,2 (medidas lata de leite condensado) leite,3 ou 4 ovos e preparar o mesmo procedimento seu ,pode ter certeza vai ficar muito bom e suave.depois me responde se ficou bom beijoss.

  • essa sobremesa que mais gosto vale apenas tentar

  • Este pudim é o mais classico e o mais gostoso !
    O açucar é para caramelizar, viu Celda! E concordo com a Tâmara quando diz que fica melhor fazer a calda sem a água!
    Bom apetite
    Abs

  • nossa se deve ter ficado uma delicia : eu tambem tenho uma receita muito boa : vai presisa de 4 ovos 2 lata de leite condensado e dois copos de leite da mesma medida do leite condensado e bata tudo no lildificador e depois bote ni uma forma propria pra pudim e bote um papel aluminio por cima deixe no forno 20 mn e vire ni um prato e para calda vai prasisa de uma xicara de açucar e meia xicara de agua e deixe no forno 5 mn e bote por cima do pudim se vc fez ficou uma delicia deixe registrado seu comentario !!

  • Esse pudim é top mesmo.
    Eu as vezes substituo uma lata de leite por uma de creme de leite.
    Fica assim: 1 lata de leite condensado + 1 lata de leite + uma lata de creme de leite.
    O pudim fica mais fininho, mas não muda o sabor .
    E faço ele no microondas tbm, substituo a calda de açucar por margarina . Unto uma forma de vidro com margarina. Fico bom tbm, mas não se compara ao do forno convencional ou mesmo no fogão em banho maria.

Deixe um comentário